quarta-feira, 21 de março de 2012

Pra Alguns violência,para os Agentes isso é paz.


UPP - Pra alguns violência, para os Agentes isso é paz.
Unidade de Polícia Pacificadora (UPP)
A Unidade de Polícia Pacificadora é um novo modelo de Segurança Pública e de policiamento que promove a aproximação entre a população e a polícia, aliada ao fortalecimento de políticas sociais nas comunidades. Ao recuperar territórios ocupados há décadas por traficantes e, recentemente, por milicianos, as UPPs levam a paz às comunidades. Esse é  um projeto da Secretaria Estadual de Segurança Pública do Rio de Janeiro que pretende instituir polícias comunitárias em favelas principalmente na capital do Estado, como forma de desarticular quadrilhas que antes controlavam estes territórios como estados paralelos.
As UPPs representam uma importante ‘arma’ do Governo do Estado do Rio e da Secretaria de Segurança para recuperar territórios perdidos para o tráfico e levar a inclusão social à parcela mais carente da população. Hoje, cerca de 280 mil pessoas são beneficiadas pelas unidades.
Quando você pensa em favela o que lhe vem em mente?
Pra muitos o sinônimo de favela é: bandidagem, lugar cercado pelo tráfico onde só moram bandidos, e até mesmo local onde os policiais corruptos geram dinheiro ,vendendo armas e facilitando a vida dos traficantes.
Isso é um fato, porém nem tudo o que lhe foi dito acima é verdade, pois a favela é a comunidade onde vive boa parte da população de classe baixa, e isso não acontece só no Rio de Janeiro, mas sim em todo lugar do mundo. Geralmente a visão de favela passada para as pessoas é de um lugar onde a policia convencional chega e se corrompe e a Elite da PM sobe o morro e resolve o problema, isso não deixa de ser verdade, porém é bom ressaltar que projetos como a UPP são exatamente para acabar com essa situação que acontece nas comunidades carentes.
O Bope (Batalhão de Operações Especiais) da PM é a organização que mais ajuda nessa reintegração das comunidades carentes, a Elite da PM nos últimos 26 meses com a ajuda do exercito já conseguiu trazer de volta a segurança a mais de 50 comunidades carentes.


Ao recuperar territórios ocupados há décadas por traficantes e, recentemente, por milicianos, as UPPs levam a paz às comunidades do Morro Santa Marta; Cidade de Deus ,Jardim Batam; Babilônia e Chapéu Mangueira; Pavão-Pavãozinho e Cantagalo ; Tabajaras entre outras...
         As UPPs trabalham com os princípios da Polícia Comunitária. A Polícia Comunitária é uma estratégia fundamentada na parceria entre  a população e as instituições da área de segurança pública. 

quinta-feira, 8 de março de 2012

O que é violência?



O que é Violência?


Vioência é todas as ações que machucam as pessoas de alguma forma,sendo com palavras,agressões e injustiças da sociedade.Todos temos direito de sermos livres de qualquer tipo de violência,porém ainda existem pessoas que sofrem com isso.

Violência Estrutural e Sistêmica

 Ela se expressa pelo quadro de miséria,má distribuição de renda,exploração dos trabalhadores,crianças nas ruas,falta de condições mínimas para vida digna,falta de assistência em educação e saúde.Trata-se,portanto,de uma população de risco,sofrendo no dia-a-dia os efeitos da violação dos direitos humanos,confirmando as palavras de Mahatma Gandhi: a pobreza é a pior forma de violência.
Apesar desse tipo de violência acontecer os presos ainda saem impunes do crime.

Violência Doméstica


Violência Doméstica é o abuso do poder exercido pelos pais ou responsáveis pela criança ou adolescente. Existem vários tipos de violência doméstica: violência física (bater, beliscar, empurrar, chutar), a violência psicológica (xingar,humilhar,agredir com palavras),o abuso sexual,a negligência e o abandono.
Em termos estatísticos,no Brasil,cerca de 70% dos casos de  violências contra crianças e jovens tem os pais como agressores.Essas agressões,em geral descontroladas,são consideradas como medidas de educar e disciplinar,próprias do poder dos pais.No encontro,com freqüência,tais “medidas educativas” ultrapassam o razoável e tornam-se atos violentos de abuso do poder parental.
Muitos dos crimes investigados,ocorreram na própria casa das crianças (44,3% dos casos) comprovando que o ambiente doméstico é,em muitos casos,perigo e não proteção para as crianças.


quarta-feira, 7 de março de 2012

segunda-feira, 5 de março de 2012

CAMPANHA DA PAZ










Galera,estamos participando da campanha: "Sim à Paz Não à Violência" criada pelo Profº: Talles ,com o objetivo de trazer a paz de volta para a sociedade,porque hoje em dia,tanto como em João Pessoa e em todo Brasil a violência vem crescendo cada vez mais.Nos ajudem publicando de qualquer maneira possível,porque se todo mundo colaborar,viveremos em um mundo sem violência.

O que é a Paz?



O que é a Paz?

Paz é geralmente definida como um estado de calma ou tranquilidade, uma ausência de perturbações agitação, pode referir-se à ausência de violência ou guerra. Neste sentido, a paz entre nações, e dentro delas, é o objetivo assumido de muitas organizações, designadamente a ONU.

No plano pessoal, paz designa um estado de espírito isento de ira, desconfiança e de um modo geral todos os sentimentos negativos. Assim, ela é desejada por cada pessoa para si próprio e, eventualmente, para os outros, ao ponto de se ter tornado uma frequente saudação (que a paz esteja contigo) e um objetivo de vida.